terça-feira, 8 de maio de 2007

Los Happiness

Acabei de ver o vídeo da Nike - Body by Dance que estimula as pessoas a dançar para perder calorias em vez de fazer uma cirurgia plástica.



Imediatamente me lembrei de uma campanha lançada em março/abril do ano passado pela MTV espanhola que dizia basicamente a mesma coisa. Eram cartazes em que se via uma pessoa de costas com o corpo marcado para fazer uma plástica. Cada marcação era relacionada a um estilo de música, e a mensagem era que se podia entrar em forma acompanhando os novos programas.

Essa campanha foi o link de outra, uma (pseudo)antipropaganda, também feita pela Tiempo BBDO, que deu o que falar. Pouco tempo depois dos cartazes foi lançado o site nomiresmtv.com teoricamente elaborado pela Asociación Nuevo Renacer para una Juventud sin Mácula, que até então ninguém sabia que era parte da estratégia, e pregava o oposto de tudo que a geração MTV faz.


O grande chamariz do site era o vídeo Amo a Laura, um potente viral, que deu origem a remixes, versões freak, ringtones.... Bateu recordes no youtube, com 1 milhão de acessos na primeira semana. Aumentou em 50% a audiencia da MTV em três semanas. E quanto à mídia espontânea, saiu em todos os canais de TV, de matinais a talkshows. Se o cliente fosse pagar o equivalente a repercussão que teve, teria desembolsado em torno de 2 milhões de euros!



A campanha foi um enorme sucesso, e só mostra que a boa propaganda não é mais necessariamente aquela do intervalo do Fantástico.

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